*Autor: Engenheiro Felipe Brausntein
Durante nossa trajetória como calculistas, nos deparamos com inúmeros casos de conflitos com clientes em relação a Sondagem.
Esse texto tem como objetivo mostrar os benefícios da sondagem e esclarecer um pouco sobre sua função fundamental para o dimensionamento estrutural. Esse texto é feito de forma didática, com um vocabulário voltado para as pessoas leigas no assunto. Caso você tenha interesse em contratar uma Sondagem, converse com seu responsável pela obra e empresas especializadas na execução de sondagem.
O que é sondagem?
Sondagem é um processo que busca compreender as características de um determinado solo. Dessa forma, é uma poderosa ferramenta do engenheiro, pois é possível determinar qual tipo de fundação será necessária para obra.
Custo da Sondagem?
O custo da sondagem é muito baixo em relação ao custo total da obra. Obviamente o valor varia em cada projeto e terreno.
Geralmente é cobrado um valor de mobilização do equipamento, ou seja, quanto mais perto o fornecedor, mais barato sairá, além disso, geralmente é cobrado um valor por metro perfurado com um mínimo de 30 metros.
O custo de mobilização mais a perfuração mínima, sai em média de 3 mil a 5 mil reais.
Se levarmos em conta que o custo para construção de uma casa de 100m² é de R$200.000,00, nesse caso, a sondagem seria apenas de 1,5% a 2,5% do custo final da obra.
Quantos furos de sondagem eu devo fazer?
Segundo a norma NBR 8036, é necessário o mínimo de 2 furos para uma área de até 200 m², 3 furos para uma área de 200m² a 400m² e assim por diante até chegar aos 1200 m². Para valores acima disso, consultar a norma ou entrar em contato.
Quanto pior o terreno, mais cara é a Sondagem?
Sim, pois quanto pior for o seu terreno, mais profunda será a sua escavação. É necessário escavar até achar a rocha sã ou um trecho impenetrável. Em alguns casos, a perfuração pode passar dos 30m.
Meu vizinho fez estaca, devo fazer o mesmo?
Nem sempre a afirmação “nada se cria, tudo se copia”, serve como ponto de partida.
É claro que as informações adicionais são importantes, mas é a sondagem e o seu projeto que vão determinar se seu terreno necessita ou não de estaca.
Sabemos que o custo de uma estrutura em estaca, em regra, é maior que o custo de uma fundação em sapata.
Caso seu terreno seja ruim, não necessariamente você precisa realizar uma fundação em estaca. Dependendo da situação, é possível executar um radier, ou até mesmo sapatas.
Nos casos de obras residenciais cujas cargas são menores,, um radier pode ter um custo menor que as estacas.
Orçamento para executar uma fundação antes da sondagem é possível?
É muito difícil estimar um orçamento para algo, sem ter ideia do que você vai encontrar.
Conforme dito anteriormente, uma fundação em estaca pode ser bem mais cara que em sapata ou radier.
O orçamento pode variar muito, podendo até inviabilizar a obra.
Dessa forma, sempre recomendamos a realização de sondagens no local, desde terrenos que você deseja construir e até mesmo aqueles que você ainda irá comprar.
Agradecemos por ter lido até aqui e qualquer dúvida, estamos à disposição.
https://calculuseng.com.br/Felipe Braunstein, Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Estruturas com ênfase em reparo e reforço estrutural. Atuante na esfera do calculo estrutural há mais de 08 anos, leciona cursos e preleciona palestras sobre o tema BIM e cálculo estrutural em empresas e universidades, dentre elas a UFF. Atualmente, é Sócio- Diretor da Calculus Projetos e Estruturas, empresa que visa a elaboração de projetos estruturais e desenvolve treinamentos voltados para a metodologia BIM